Minha Cidade
Sumidouro é meu coração!
As folhas verdes...
As árvores e matas fechadas são lindas!
Os passarinhos cantando,
as borboletas voando...
As cachoeiras bem educadas
Os coelhos muito lindos
As crianças sorrindo e brincando.
Acordo cedo, vejo a paisagem tão linda que transmite muita alegria no meu coração.
Eu te amo Sumidouro, porque você é linda e especial!
Aluna: Samara Morezinho de Souza
2º Ano
Professora: Eliane
Todo ano, toda escola, todo mês, toda classe, todo dia, todo aluno, tudo muda o tempo todo. E se não mudarmos também, se não acompanharmos as mudanças e nos inserirmos nelas, o mundo nos mudará assim mesmo e nos tornará ultrapassados e obsoletos. É nesse mundo sempre novo e diferente, onde os problemas já não podem ser apenas obstáculos a nos deterem, mas antes de tudo desafios a serem superados, é que ensinar passa a ser uma arte: a arte de estar sempre aprendendo.
domingo, 11 de setembro de 2011
3º ANO ESCOLAR-PROFESSORA FABIA DE CARVALHO GONÇALVES
No poema " Cadê" José Paulo Paes usou de muita criatividade! Faça o mesmo... sei que é capaz!
Cadê o caderno?
Está na mochila.
Cadê a mochila?
Está na cadeira.
Cadê a cadeira?
Cadê o caderno?
Está na mochila.
Cadê a mochila?
Está na cadeira.
Cadê a cadeira?
Está no rio.
Cadê o rio?
Cadê o rio?
A vaca bebeu.
Cadê a vaca?
Foi comer capim
Cadê o capim?
O cavalo comeu.
Cadê o cavalo?
Foi dormir no curral.
Cadê o curral?
O dono desmanchou.
Cadê o dono?
Foi jantar.
Cadê a janta?
Ainda não está pronta.
Aluna: Maristela Emerique
3º Ano Escolar
Produção de texto à partir do poema "Cadê" de José Paulo Paes.
RELEITURA DE ALGUMAS OBRAS DE ARTE DE TARSILA DO AMARAL PELOS ALUNOS DO 5º ANO ESCOLAR
Leitura e Releitura: estabelecendo relações.
"Assim como há diferentes interpretações de um texto visual, há diferentes possibilidades de releituras desse texto. A releitura será sempre coerente com a compreensão que o aluno constrói na leitura de uma imagem/obra. Cada leitura revela o nível de complexidade cognitiva e o aprimoramento das idéias estéticas do aluno (Rossi, 2003). A esses dois aspectos devem-se as diferenças entre as leituras e as releituras produzidas na escola."Maria Helena Wagner Rossi e Isadora Demoliner.
"Assim como há diferentes interpretações de um texto visual, há diferentes possibilidades de releituras desse texto. A releitura será sempre coerente com a compreensão que o aluno constrói na leitura de uma imagem/obra. Cada leitura revela o nível de complexidade cognitiva e o aprimoramento das idéias estéticas do aluno (Rossi, 2003). A esses dois aspectos devem-se as diferenças entre as leituras e as releituras produzidas na escola."Maria Helena Wagner Rossi e Isadora Demoliner.
Para exemplificar, a importância que a RELEITURA das imagens tem no aprendizado, segue abaixo lindas obras de arte.
PROFESSORA :THEREZINHA XAVIER- 5ª ANO ESCOLAR
PENSAMENTOS EM CORDEL. PARTE DOS LIVRINHOS DE CORDEL CRIADOS PELOS ALUNOS ATRAVÉS DE OFICINA DE TEXTOS.
LITERATURA DE CORDEL
“A Cultura Popular é um magnífico tesouro que enobrece a alma do nosso país, encantando e dando lenitivo aos nossos corações. Ela abrange um elenco de manifestações que fazem parte do cotidiano do povo; um relicário de valores expressivos que vão se perpetuando através das gerações, e alimentando a memória viva da nação.”-Rubenio Marcelo
A leitura surge na escola como uma oportunidade de colocar o aluno em confronto com o outro, propondo-lhe o desafio de enxergar a pluralidade cultural como forma de levá-lo a ser capaz de exercer a sua cidadania plenamente, sem vestígios de imposição de uma cultura sobre a outra. Portanto, nossa discussão não busca a substituição de textos literários canônicos por textos da Literatura de Cordel, mas sim ampliar o leque de leitura dos alunos, a fim de lhes proporcionar um contato mais plural com as diversas formas de gêneros textuais e artísticos encontrados no Brasil.
Observa-se que, a cada dia que passa, o mundo contemporâneo exige mais agilidade, criatividade, rapidez de pensamento, discurso persuasivo e adequação de estilo, o que impõe à escola algo novo: levar o aluno a apropriar-se dos escritos para agir na vida (ROJO, 2006). Nesse contexto, a diversidade dos gêneros textuais ganha. É justamente a partir desse momento que se torna possível desenvolver o senso crítico do aluno, levando-o a perceber não só a sua posição no mundo como também a posição do outro, representada nos diversos contextos sociais. O contato com a Literatura de Cordel pode ser capaz de proporcionar aos alunos uma ampliação de sua capacidade de enxergar as diversidades sociais, políticas, econômicas e culturais de nosso país, principalmente na região Nordeste, palco de tantas disparidades.
Sendo Assim, além de possibilitar as diversas visões de mundo, poderá levar o aluno a passar de mero leitor do Cordel a escritor, a apreciador desta tão bela obra da cultura popular, que canta os costumes, as crenças ou personagens (reais e imaginários), levando de geração em geração seus contos, relatos e poesias, difundindo e perpetuando a ARTE FOLCLÓRICA.
A literatura de cordel e o seu formato em livrinhos pode ser uma grande ferramenta para divulgação da poesia, mas também para servir para a garotada se aproximar da literatura e do mundo editorial por conta da relativa facilidade de produzir e imprimir com suas próprias mãos o seu próprio material.
THEREZINHA DE LOURDES GONÇALVES BASTOS XAVIER
PROFESSORA DO 5º ANO ESCOLAR
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
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